ANVISA- NÃO É TERRA SEM LEI

anvisa

Agora o que queremos fazer é dar uma dica de consumidor atento.

Você sabia que os produtos que você consome devem ter código registrado na Anvisa e podem ser consultados?

A Anvisa- Agência Nacional de Vigilância Sanitária disponibiliza o serviço de consulta de produtos regularizados. O serviço oferece ao público dados sobre produtos registrados das áreas de escopo da Vigilância Sanitária.

Você pode consultar por marca, por número de processo e entender se aquele produto que você compra ou comprou está de acordo com a lei. O registro é o “ato legal que reconhece a adequação de um produto à legislação sanitária”. Ou seja, é a legalização de seu produto concedida pela Anvisa.

Portanto, trata-se de um controle feito antes do produto poder ser comercializado, sendo utilizado por produtos que oferecem potencial risco à saúde, como produtos cosméticos grau 2. Alguns exemplos como: protetores solares, produtos pata tratamento de acne e progressivas.

Por que é importante consultar determinados produtos?

Produtos de uso para pele e cabelo não são só bens de consumo, eles prometem e para prometer tem que cumprir.

O marketing das empresas não é uma terra sem lei, nossos produtos sejam da linha de estética ou capilar passam por exaustivos processos de formulação e testes de eficácia.

Parte dos testes é pago e pagamos por esses testes que comprovam os benefícios declarados nas embalagens, isso não é só uma questão de pagamento de taxas para órgãos regulatórios é o nosso compromisso com você, o consumidor que nos acompanha, acredita e merece todo o nosso respeito.

Trabalhamos em um setor competitivo que pode ser bem desleal, vale citar o caso de registrar um produto na Anvisa como máscara de hidratação ou condicionador de uso diário e esse produto ser uma progressiva de chuveiro. Muitas progressivas vendidas no mercado possuem ativos explicitamente não declarados que podem causar danos irreversíveis aos cabelos, couro cabeludo e se transformar em uma experiência totalmente traumatizante a curto e longo prazo.

cabelos caindo no banheiro 300x200 - ANVISA- NÃO É TERRA SEM LEI

Nada pode ser generalizado, mas não caia no conto do vigário, bambu não alisa o cabelo, açúcar e limão não têm efeito clareador e produtos de tecnologia nanoencapsulada não custam dez reais.

A Anvisa prevê  punições rígidas para casos de desonestidade e registros mal feitos, mas seja você o seu fiscal de qualidade, o mundo não é dos espertos e você é seu melhor investimento, cuide-se com carinho e responsabilidade.

Fique tranquilo, aqui na Vita Derm nos orgulhamos, pode consultar todos os nossos registros.

 

Para consultar produto grau 1

1- acesse:https://consultas.anvisa.gov.br/#/

2- clique no ícone de cosméticos;

3- escolha opção PRODUTOS REGULARIZADOS;

4- Preencha o número de processo sem pontuação, apenas números e clique em pesquisar.

 

Para consultar produto grau 2

1- acesse:https://consultas.anvisa.gov.br/#/

2- clique no ícone de cosméticos;

3- escolha opção PRODUTOS REGISTRADOS;

4- Preencha o número de processo sem pontuação, apenas números e clique em pesquisar.

Para saber sobre a ANVISA acesse: https://www.gov.br/anvisa/pt-br