TERAPIA CAPILAR – O DESEJADO EQUILÍBRIO DOS FIOS

8 1 - TERAPIA CAPILAR – O DESEJADO EQUILÍBRIO DOS FIOS
JOB VITADERM 2018 03 09 POST ARTIGO - TERAPIA CAPILAR – O DESEJADO EQUILÍBRIO DOS FIOS

Estruturas anexas ao corpo e desempenham diversas funções, como proteger o couro cabeludo das variações térmicas, das ações negativas dos raios UV e melhorar a sensibilidade tátil, mas também sofrem com disfunções. Para tratar essas disfunções existem as Terapias Capilares, que vão tratar os cabelos e o couro cabeludo, deixando-os saudáveis novamente.

Os cabelos normalmente, cumprem um ciclo no qual muitos deles surgem, crescem e caem, para serem substituídos por outros. Uma queda normal pode levar à perda de 50 a 100 fios de cabelos por dia e essa queda às vezes nem chega a ser notada pelas pessoas. Quase sempre, a queda normal ou excessiva, é melhor observada durante o banho ou ao se pentear.

Diversos fatores podem causar a queda capilar, e podem ocorrer em qualquer idade, embora seja mais comum em pessoas mais velhas. O estresse é atualmente, uma das causas mais comuns, outras são: Falta de nutrientes, Uso de produtos químicos no cabelo, Pós-parto, Anemia, Infecção por fungos, Reação ao uso de medicamentos e Fatores genéticos.

Conectadas ao folículo piloso estão as glândulas sebáceas, que produzem uma secreção gordurosa, o sebo, responsável pela lubrificação dos pelos e da camada córnea da pele. Quando a produção de óleo pelas glândulas sebáceas é muito grande, o couro cabeludo pode ser acometido por uma afecção crônica, a dermatite seborreica (ou caspa, como é popularmente conhecida), que também pode se manifestar devido à presença de um fungo, o Pityrosporum ovale. Ela se manifesta sob a forma de lesões avermelhadas que descamam e coçam.

A dermatite seborreica tem caráter crônico, com tendência a períodos de melhora e de piora.  Ela costuma se agravar no inverno e em situações de fadiga ou estresse emocional. Também pode ser relacionada com agentes externos como shampoos inadequados ou produtos químicos (como relaxantes, progressivas ou outros), que são utilizados diretamente no couro cabeludo, má alimentação, tabagismo e consumo de bebida alcoólica.

Ativos específicos e efetivos para tratar a queda capilar e dermatite seborreica são:

Kaolin – Ativador do metabolismo, absorvente, antioxidante, calmante, cicatrizante,

Descongestionante e purificador, refrescante e revitalizante.

Hydrolyzed Lupine Protein – Composto por frações purificadas do tremoço, ricas em peptídeos glutaminados, vitamina PP (vitamina B3), alto teor de aminoácidos e oligoelementos como zinco, cobre e ferro. Proporciona nutrição ao folículo piloso e estimula a atividade mitótica e proliferativa acelerando a renovação celular e favorecendo o crescimento dos fios. Adicionalmente, estimula a síntese de proteínas e promove a maturação da queratina, fundamental para o crescimento saudável dos fios.

Climbazole – Antifúngico pertencente a classe dos antimicóticos imidazólicos. Age especificamente contra o fungo causador da caspa e não atinge a microbiota do couro cabeludo saudável, oferecendo melhores resultados no combate a caspa com menores prejuízos ao usuário.

Mas além de tratar as possíveis disfunções capilares, é sempre importante pensar nos tratamentos de reposição e nutrição, para que as cutículas estejam sempre seladas, mantendo a integridade da fibra capilar e os fios saudáveis. Por isso é essencial que periodicamente os fios sejam hidratados e nutridos, reestruturando a fibra capilar, auxiliando na reposição de massa, aminoácidos, queratina e compostos graxos, proporcionando maciez, brilho, balanço natural e alinhamento aos fios.